Utilização de sprinklers em edificações

Para combater incêndio em edificação com 23 metros de altura, ou mais, é obrigatório a instalação de sprinklers, um dos equipamentos de segurança contra incêndios.

O sistema de combate a incêndio sprinkler é um equipamento instalado no teto da edificação, que garante um melhor desempenho e maior área de atuação para reter o incêndio de avançar para outros pontos do local atingido.

Os sprinklers devem ser instalados por empresas e profissionais habilitados e com experiência com esse tipo de serviço, pois trata-se de uma instalação visando a segurança do local e das pessoas que estiverem presentes no local. Por esse motivo, o sistema de sprinkler também passa por uma inspeção para garantir seu funcionamento e instalação correta.

Não só esse equipamento, mas todos os outros presentes devem ser testados e garantir que estão em pleno funcionamento para serem utilizados em situações de emergências. E essa inspeção e aprovação deve ser feita pelo corpo de bombeiros que irá avaliar as condições do local, disponibilidade e condições dos equipamentos implantados para combater incêndios.

Como funciona o sistema de sprinkler

Junto com o sistema de sprinkler é instalado um detector de incêndio (isso se não for o sistema de sprinkler SPK que possui um método de detectar a temperatura sozinho), como detector e os sprinkler ficam interligados, quando o detector é ativado, os sprinklers são ativados e liberam a água para poder apagar, ou retardar, o incêndio através de seus chuveiros automáticos.

Para que os sprinklers cubram toda a área do local onde estão inseridos, precisam ser instalados de forma correta respeitando a distância mínima e levando em consideração a área que cada chuveiro abrange quando ativo.

Postagem criada em: 06/06/2022 - 20:30


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.