Micrômetro na medida certa

Micrômetro é uma ferramenta destinada para medir peças pequenas com uma alta precisão, tais como seu comprimento, largura, profundidade e espessura, e a leitura das medidas se dá em milímetros e polegadas. Dentre os equipamentos de medição, o micrômetro é menos conhecido, mas amplamente usado na engenharia mecânica, indústrias e outros setores que lidam com peças micrométricas, como um relojoeiro, por exemplo. Ele é tal como o paquímetro, mas com uma capacidade de medição bem mais precisa, portanto indispensável para obter informações do tamanho de peças muito pequenas. Os micrômetros são encontrados nos modelos analógicos, que possuem em sua estrutura uma escala horizontal fixada na bainha e uma vertical localizada no tambor, onde é possível fazer a leitura da medição, e a versão digital, onde a leitura da medição, ao acionar a trava, é feita automaticamente aparecendo no visor. A medição feita por um micrômetro parte do princípio do deslocamento do eixo de uma peça pequena no interior de uma rosca ajustável. Para atingir um resultado mais preciso, recomenda-se que se faça a medição por várias vezes em tempos diferentes.

De igual modo aos outros equipamentos de medição, o micrômetro também deve se fazer a comparação entre seus resultados de medidas e o padrão e verificar se estão dentro dos limites, caso encontre alguma divergência, a calibração de micrômetros deve ser solicitada, e esse procedimento deve-se fazer com uma certa periodicidade e por profissionais capacitados para tal. A calibração dessa ferramenta deve-se levar em consideração três fatores: o equipamento a ser calibrado, o método e a capacidade do técnico que vai realizar o serviço. Uma característica do ato de calibrar essa ferramenta é o fato de ser necessário o uso de uma luva cirúrgica para impedir que o calor da mão do técnico transfira para o aparelho e que não haja o risco de contato de gorduras ou sujeiras com o equipamento.

Postagem criada em: 27/09/2022 - 14:17


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.