Serviços de manutenção em aparelhos metrológicos

Os instrumentos de medição são importantes para fazer medidas de variadas grandezas muito utilizadas nas indústrias de vários segmentos, laboratórios, áreas comerciais, nas engenharias eletrônicas, mecânicas e civis, entre outros. Além de serem importantes, eles são obrigatórios para atenderem as exigências da legislação trabalhista e sanitária, leis que competem a garantir ambientes e atividades adequados aos colaboradores, eliminando riscos de acidentes de trabalho e contaminação de doenças. Muito útil nos processos industriais, garantindo assim a qualidade de um produto final. Estes equipamentos têm a capacidade de realizar medições com alta precisão e exatidão, podendo ser analógico ou digital. Os analógicos são constituídos por uma escala graduada e ou um ponteiro, semelhante a um relógio, que indicarão a medida de forma manual, e os digitais possuem um display, onde seus valores são apresentados automaticamente, ambos conseguem ter resultados precisos, mas depende muito da habilidade do técnico.

Com o tempo, podem sofrer danos ocasionados por desgastes naturais, quedas, atritos, vazamento de bateria, por exemplo, sendo indispensável realizar uma manutenção. É necessário o técnico fazer uma análise do equipamento e identificar a falha para fazer os procedimentos de conserto corretos. Esses reparos normalmente são pintura, reposição de peças, limpeza, pequenos ajustes, etc. Há dois tipos de manutenção: manutenção corretiva e preventiva. A manutenção preventiva é efetuada quando o instrumento sofre pequenos desgastes pelo uso frequente e a corretiva é realizada quando o dispositivo sofre grandes danos ou para de funcionar. 

Os serviços de manutenção em instrumentos de medição são essenciais para que o equipamento volte a funcionar dentro dos seus parâmetros originais, oferecendo assim confiabilidade em seus resultados. Tais serviços são realizados por empresas especializadas no ramo, com laboratórios e profissionais altamente capacitados. 

Postagem criada em: 05/10/2022 - 10:44


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.