Sistema de segurança e rota de fuga
As portas contra incêndio ajudam a prevenir a propagação de chamas e fumaça por até 30 ou 60 minutos em caso de incêndio. Quando encaixados corretamente, eles fornecem proteção vital para qualquer pessoa dentro de um edifício, dando-lhes tempo para chegar à segurança ou serem resgatados.
No Brasil, a legislação exige que toda porta corta-fogo deve permanecer sempre fechada, por isso molas aéreas se mostram como o dispositivo mais confiável e seguro para executar o efetivo autofechamento da porta no momento de emergência. A utilização de molas aéreas em sistemas corta-fogo deve ser feita apenas com modelos de molas testadas conforme a norma europeia EN 1154. Molas com força de fechamento inferior ao nível 3 não são recomendadas para portas corta-fogo.
Conheça algumas normas nacionais relacionadas:
• NBR 11785 – Requisitos para Barras Antipânico Norma brasileira que determina as exigências quanto à fabricação, resistência e funcionamento de barras antipânico destinadas a saídas de emergência.
• NBR 11742 – Porta corta-fogo para saída de emergência Norma brasileira que determina as exigências quanto à fabricação, resistência e funcionamento de portas corta-fogo destinadas a saídas de emergência.
• NBR 6479 – Determinação da resistência ao fogo Norma brasileira que certifica e determina os ensaios para a classificação da resistência ao fogo do CONJUNTO CORTA-FOGO, composto por: porta corta-fogo, batente e ferragens (dobradiças, barras antipânico e molas aéreas). • IT 11/2011 – Instrução de saída de emergência Instrução técnica do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo que determina o dimensionamento e as exigências quanto as saídas de emergência.
• NBR 11711 – Portas corta-fogo industriais Norma brasileira que determina as exigências quanto à fabricação, à resistência e ao funcionamento de portas.
Postagem criada em: 13/09/2021 - 18:08
Veja Também em Nosso Blog
- União da segurança, conservação e regularização
- Segurança, diagnóstico e preservação do patrimônio
- Confiabilidade antes de modificar sua construção
- Regularização, segurança e valorização da obra
- Responsabilidade técnica e segurança coletiva
- Segurança técnica em intervenções críticas
- Qualidade e responsabilidade técnica na obra
- Responsabilidade técnica e segurança elétrica
- Segurança e legalidade para a sua obra
- Garantia técnica e segurança para sua obra
- Passo fundamental para legalizar sua propriedade
- Regularidade e segurança para seu estabelecimento
- Segurança, legalidade e responsabilidade técnica
- Garantia de resistência mecânica e durabilidade
- Durabilidade e resistência à corrosão
- Alta performance para peças de alta resistência
- A melhor para aplicações exigentes
- Versatilidade e qualidade para diversas aplicações
- Entenda o processo e sua importância na indústria
- Soluções sob medida para a indústria
Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.