Infrações gravíssimas — ultrapassagem

As infrações são separadas em quatro categorias com suas respectivas pontuações: leves (3 pontos), médias(4 pontos), graves (5 pontos) e gravíssimas (7 pontos). São consideradas infrações gravíssimas aquelas que ao serem cometidas são um risco para a sociedade, ou seja aquelas que possuem um alto grau de risco de vida para o condutor e pessoas envolta do local.

A manobra de ultrapassagem é considerada quando feita de forma errônea é considerada uma infração gravíssima, já que coloca em risco a vida do condutor e de outras pessoas presentes no veículo ou nas proximidades do ocorrido.

Para uma ultrapassagem ser executada de maneira mais segura ela precisa ser feita:

  • Respeite a sinalização

  • Deve ser feita pela esquerda, salvo quando o carro da frente está parado na faixa sinalizando entrada para outra via localizada à esquerda, nessa situação é aceito a ultrapassagem pela direita;

  • deve ser utilizada a seta para indicar a sua intenção aos condutores próximos;

  • Respeite a velocidade da via e mantenha uma distância segura;

  • Nunca ultrapasse pela faixa contínua ou contramão.

Essas são dicas básicas sobre a ultrapassagem que podem evitar com que você receba multas por ultrapassagem.

A multa de ultrapassagem pode ser recorrida?

Mas caso venha acontecer de receber uma notificação referente a uma multa por ultrapassagem é sempre bom ficar informado e saber como recorrer multa ultrapassagem, então preste atenção nos próximos passos para saber como você pode recorrer.

Ao receber a notificação o condutor pode abrir um recurso de defesa prévia, onde serão analisadas as condições da multa, local, horário, sinalização, etc, tudo que poderia provar que ela foi feita indevidamente. Caso o resultado seja indeferido, o condutor ainda possui a primeira e a segunda instância para recorrer com seu recurso, porém com uma defesa melhor e até provas de que ele não cometeu a infração. Se mesmo nas duas instâncias ele tiver o recurso indeferido, o condutor deverá realizar o pagamento da multa e receberá a pontuação equivalente na sua CNH.

Postagem criada em: 05/04/2022 - 12:38


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.