Saiba o que compõe a porta corta fogo

Em geral, a barra antipânico para porta de alumínio pode ser definida como uma espécie de fechadura,  instalada na parte interna de portas, o que permite uma evacuação mais rápida de um ambiente.

Entre as suas especificidades, é exigida em diversas normas brasileiras importantes como a NBR 9077 de saída de emergência a NBR 9050 que trata de acessibilidade , além das legislações estaduais e municipais, exigida em rotas de fuga de ambientes com uma população superior a 100 pessoas ou em qualquer saída de emergência acessível, independente da quantidade de pessoas.

Mas afinal, onde pode ser utilizada esta barra?

Pode ser utilizada em portas corta-fogo e também em portas de outros materiais como ferro, alumínio, madeira e também em vidro temperado.

Lembrando que, as barras antipânico quando instaladas em portas corta-fogo devem ter a característica de tipo F e possuem características específicas de resistência ao fogo. Neste tipo de porta ela tem a função de possibilitar a evacuação das pessoas e depois manter a porta fechada para evitar que fogos e gases passem para outros ambientes. Todas as portas que terão barra antipânico instalada devem ser de giro e com sentido de abertura para fora.

Por fim, é preciso definir se a porta terá ou não a presença de fechaduras. Isso é muito importante, uma vez que, se o objetivo é conseguir abrir a porta de qualquer um dos lados, é preciso também instalar a fechadura. Porém, se a ideia é que a porta seja utilizada apenas para sair do local, esse uso é dispensável. 

Postagem criada em: 21/09/2021 - 15:12


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.