Obrigatoriedade de hidrante em edificações

Em prédios é necessário que seja feita a instalação de sistema de hidrantes, para que em emergências de incêndio seja possível utilizar o equipamento para diminuir ou acabar com o fogo presente no local.

De acordo com a norma regulamentadora, prédio e ambiente com 750 metro  ou mais, devem ter um hidrante instalado, mas não é um hidrante de rua, como muitas pessoas pensam, aquelas cabines onde é possível encontrar mangueiras enroladas, é onde está localizado o hidrantes de recalque, nome dado a cabine soldada à parede na qual é fechado mantendo-o seguro de vandalização.

Os hidrantes são necessários para que em situações de incêndio haja uma forma de abastecer a mangueira que será utilizada para abater o fogo, isso porque é necessário que a água utilizada pela mangueira de incêndio tenha uma certa pressão para que ela chegue até pontos mais altos, por isso a instalação de hidrantes é tão importante em edifícios e em locais mais amplos, assim há um forma de chegar até locais onde uma mangueira comum não conseguiria alcançar.

Onde deve ser instalado hidrante

Há algumas regras quanto aos lugares onde deve ter hidrantes, entre eles temos:

  • Locais da área da saúde (hospitais, postos de saúde, clínicas, etc);

  • Shopping e centros comerciais;

  • Casas de eventos, cinemas e teatros;

  • Indústrias e centros de distribuição (de produtos e/ou equipamentos)

  • Estádios e ginásios.

Ainda há outros locais que devem ter hidrantes instalados, mas esses são os principais, por haver uma grande circulação de pessoas, e por isso são obrigatórios alguns tipos específicos de dispositivos e equipamentos de segurança de combate a incêndios.

Mas no quesito de onde o hidrante deve ser instalado, é uma questão específica, pois eles devem ser instalados em um local embutido na parede, ou muro, sendo que sua caixa deve ter entre 75 e 90 centímetro de altura e de 45 a 120 centímetros de largura, o que varia de acordo com o tamanho do hidrante a da mangueira.

Postagem criada em: 02/06/2022 - 20:56


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.