Quando é preciso calibrar um teodolito

Teodolito é um equipamento óptico utilizado na topografia e é destinado para nivelar ângulos na vertical e horizontal de um terreno. Ele é formado por círculos graduados, sistemas de eixos, níveis de bolha e luneta de visão. Basicamente ele é um telescópio, e para seu uso apropriado é necessário fixá-lo em um tripé verticalizado e centrado. Ele tem uma excelente precisão e um amplo alcance. E também consegue medir distâncias quando um equipamento apropriado é acoplado, como uma trena eletrônica, por exemplo. Embora a medição de cada eixo seja feita com uma alta precisão, o seu processo de trabalho é mais lento em relação a outros aparelhos, pois a anotação dos ângulos é realizada manualmente. E para seu uso de forma correta é necessário que o operador do instrumento entenda como usá-lo, e é necessário mais uma pessoa na realização do trabalho.

E para que este aparelho de medição dos ângulos de um terreno funcione de forma correta, ou seja, precisa estar com o seu desvio-padrão dentro do limite estabelecido. E quando o resultado da medição não está dentro dos limites do desvio-padrão, é preciso realizar a calibração de teodolitos. Os principais erros observados nesse equipamento e que comprometem a precisão de seus resultados são: erro de graduação do limbo, erro de excentricidade do eixo de colimação, erro de excentricidade da alidade, erro de inclinação do eixo principal e erro de colimação e inclinação. E as calibrações precisam ser realizadas periodicamente por empresa capacitada e que faça a avaliação dos dados obtidos no certificado para a validação dos critérios de aceitação, e assim é possível analisar se é preciso de reparos ou ser substituído. 

Postagem criada em: 26/09/2022 - 13:23


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.