Quando calibrar um microscópio

Microscópio, como todos sabem, é um equipamento destinado a ampliar pequenas partículas invisíveis a olho nu, utilizados por profissionais de laboratórios na realização de testes e estudos em amostras de tipos variados, muito comum em indústrias farmacêuticas, centros de pesquisas, entre outros. O microscópio é um instrumento bastante antigo e pode ser encontrado em dois tipos: o óptico e o eletrônico. Sendo a diferença mais latente entre eles é que este usa-se feixes de elétrons para ampliar a amostra a ser analisada, e aquele através de lentes objetivas e oculares que ampliam o material a ser estudado que penetra um feixe de luz.

Para que este instrumento esteja sempre em perfeitas condições de uso, é imprescindível realizar a calibração de microscópios de forma periódica. Ao realizar uma calibração desse aparelho, alguns fatores são importantes, como reparo das lentes, desmontagem das peças, higienização dos itens, reespelhamento de prismas, entre outros. A realização desse procedimento em um microscópio permite que suas funções permaneçam íntegras para que os seus resultados não sejam alterados e tenha a garantia da precisão das análises efetuadas. Além de que a calibração prolonga a vida útil do equipamento, deixando-o livre de impurezas que podem danificar os componentes e, por consequência, trazer prejuízos ao trabalho realizado.

E para finalizar, é importante que se faça uma calibração eficaz com profissionais experientes na área de metrologia, que tenham responsabilidade na entrega de prazos e ofereçam qualidade e garantia em seus serviços e que tenham base dentro das normas regulamentadoras do aparelho.  

Postagem criada em: 27/09/2022 - 10:41


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.