Como os dispositivos de incêndio são ativados
Você sabe como funciona o sistema de quando um alarme de incêndio é ativado? Então acompanhe esse post e descubra um pouco mais sobre esse sistema de segurança contra incêndios.
Para evitar que acidentes de incêndio aconteçam, é obrigatório a utilização e presença de itens e dispositivos de segurança contra incêndio, como extintores e sensores de calor.
Contudo, eles não são os únicos que devem estar presentes, mas são os mais conhecidos dentre os dispositivos de combate a incêndio, existem também os sprinklers, que ficam localizados no teto, um deles fica próximo ao sensor de calor e fumaça, também temos a sirene, que é o aviso sonoro (e algumas vezes até mesmo visual pois pisca luzes vermelhas) de que está havendo um incêndio; e claro o acionador aquele botão muito visto que se encontra em um um caixinha vermelha ou sinalizando que é um acionador do alarme de incêndio.
Todos esses dispositivos devem estar presentes como método de segurança contra incêndios, mas o que realmente aciona todos os dispositivos automatizados (o extintor é o único que não é automatizado), é a central de alarme de incêndio. É através dela que o sinal é emitido para os dispositivos para que eles sejam acionados, existem dois tipos de dispositivos que podem ativar a central de alarme, são eles: a trava manual e o sensor de incêndio automático.
Por causa desses dois dispositivos o sinal é enviado em segundos para os dispositivos de combate a incêndio e assim os sprinklers e sirenes são acionadas, dessa forma as pessoas podem utilizar os extintores para ajudar a diminuir o fogo.
Postagem criada em: 31/05/2022 - 20:56
Veja Também em Nosso Blog
- Segurança e Eficiência no Armazenamento de Água
- Bebedouro Eficiente para Rebanhos
- Qualidade e Confiança em Caixas D’água
- Como Escolher Reservatórios Metálicos Seguros
- Qualidade e Segurança em Reservatórios Metálicos
- Ergonomia e Saúde no Ambiente Corporativo
- Prevenção e Resposta a Incêndios no Trabalho
- Prevenção e Consciência em Ambientes de Trabalho
- Capacitação para Resgate em Espaços Confinados
- Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos
- Capacitação para uso de EPIs
- NR 05 e a Atuação da CIPA nas Empresas
- Retorno Seguro ao Trabalho com ASO
- ASO e a Segurança na Rotina Empresarial
- PCMSO e a Saúde em Pequenas Empresas
- Preço de Laudo Ergonômico e Escolha Certa
- LTCAT e o Direito à Aposentadoria Especial
- SIPAT como Ferramenta de Prevenção
- PGR e a Prevenção de Riscos no Trabalho
- Saúde Ocupacional e Prevenção no Trabalho
Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.