Controle da umidade com termo-higrômetro

O termo-higrômetro ou termômetro higrômetro é um equipamento utilizado para medir a quantidade de água em forma de vapor presente no ar, ou seja, a sua umidade, e a temperatura, mostrando a relação um com o outro. Há, pelo menos, cinco tipos de termo-higrômetro, são eles: higrômetros de condensação, higrômetros de absorção, higrômetros elétricos, higrômetros químicos e psicrômetros. Para medir a umidade do ar é só colocar o aparelho no ambiente em que se quer analisar e ele consegue mensurar, através de sais de lítio que, ao entrar em contato com o ar, transforma o seu potencial de condutividade. O Termo-higrômetro pode ser encontrado em duas versões - o analógico e o digital. A versão analógica é constituída por dois termômetros, um chamado de bulbo úmido, onde capta a umidade presente no ambiente e o outro chama-se bulbo seco, que mostra a temperatura ambiente. E a versão digital funciona através de um gravador que cria um gráfico e através dele consegue comparar os números coletados no mesmo lugar.

O termo-higrômetro é essencial para que haja um controle da umidade do ar e temperatura em locais de trabalho, para que estes sejam adequados aos colaboradores no exercício de suas funções, especialmente em ambientes que exigem um rigor maior, como é o caso de cozinhas, lava jato, frigorífico, entre outros. E como se trata de um equipamento de medidas, com o tempo pode ocorrer desajustes que afetam os seus resultados, indicando erros. Esses erros podem ser observados através da comparação entre os resultados do equipamento e os valores de referência. Quando esses desajustes acontecem, precisa-se realizar a calibração de termo-higrômetro para que o sistema de medição volte a ter equilíbrio e os seus resultados de medição estejam dentro do padrão. É importante salientar que a calibragem deve ser feita por profissionais capacitados para não gerar nem um dano no aparelho e que seja feita de forma correta. 

Postagem criada em: 29/09/2022 - 14:23


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.