Correção em instrumentos de medição

Instrumentos de medição são necessários para  mensurar as mais variadas grandezas, tais como temperatura, pressão atmosférica, comprimento, largura, umidade do ar, ângulos, luminosidade, entre outras, Essas medições são importantes para ter o controle daquilo que se quer analisar e manter dentro dos limites pré estabelecidos, seja um ambiente, um objeto ou produto, e assim assegurar a qualidade de um produto final e segurança de pessoas, especialmente em locais de trabalho. Os instrumentos de medição precisam executar as suas funções de forma precisa e confiável, ou seja, os resultados apresentados devem estar alinhados com o valor referencial. Quando os valores apresentados pelo dispositivo não condizem com a referência padrão, indica a necessidade de se fazer uma calibração do instrumento para que volte a funcionar de forma correta.

Os instrumentos de medição podem sofrer desgastes por conta do uso frequente e, assim, apresentar falhas em seu desempenho, o que ocorre em erros nas medições ou outros danos que comprometem o seu pleno funcionamento. Para reverter esses danos, a manutenção corretiva de instrumentos de medição é indicada, e, para escolher o método correto, uma análise do equipamento deve ser feita, para identificar quais são as falhas e fazer os reparos, e deve ser feita de forma periódica. Normalmente, os reparos consistem em limpeza, pequenos ajustes, pintura, troca de peças externas, troca de fluidos, etc.

Além dos desgastes naturais, existem outros fatores que contribuem para que haja falhas no equipamento, tais como quedas, atritos, vazamento de baterias, capacidade de medição ultrapassada, corrosão interna de placas, entre outros fatores. O serviço de manutenção deve ser realizado por profissionais capacitados, que garanta que o equipamento volte a funcionar na sua funcionalidade original, atendendo assim as expectativas de seus clientes.

Postagem criada em: 04/10/2022 - 14:23


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.