Controle de temperatura adequada

Controlador de temperatura, como o nome diz, é um equipamento para controlar a temperatura. Ele recebe uma entrada de um sensor de temperatura e, assim como um aquecedor, possui uma saída conectada a um aparelho. Os controladores de temperatura são essenciais para que se tenha e mantenha a temperatura desejada (setpoint), frio ou quente, de um determinado lugar ou objeto, como a de um frigorífico, por exemplo, assim evita possíveis problemas. De maneira geral, há dois tipos de controladores de temperatura, o de malha aberta e o de malha fechada, sendo que este funciona de maneira que a saída da temperatura é medida constantemente para que se mantenha constantemente a temperatura desejada e aquela funciona  a partir de um sensor, que informa a temperatura real e mediante a essa informação, o operador precisa ajustar a temperatura desejada. E entre os tipos podem ser encontrados nas versões analógica e digital. O detector de temperatura analógico precisa informar voltagem e escala, e é indicado para uso em locais onde não precisa de muita precisão e nem que se faça leitura de temperatura, já o digital é mais preciso, faz a leitura da temperatura automaticamente e o seu uso é indicado para locais que precisam de um controle maior, com mais precisão.

De igual modo como todo equipamento de medição, é necessário fazer a calibração de controladores de temperatura para que se tenha uma precisão em seus resultados, fazendo a comparação entre os valores apresentados pelo instrumento e os valores padrão. A falta de calibragem do aparelho resulta em erros na medição, o que pode acarretar em graves consequências, como a perda de produtos que precisam manter-se em temperaturas refrigeradas, caso de uma vacina, por exemplo, gerando assim um prejuízo para determinada empresa. Portanto é indispensável calibrar o equipamento periodicamente. E o serviço de calibração deve ser feito por uma empresa que tenha certificação CE em seus produtos e seja comprometida em cumprir a risca com todos os prazos estipulados. 

Postagem criada em: 04/10/2022 - 11:14


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.