Por que os hidrantes são diferentes no Brasil?

Os hidrantes são um dos equipamentos mais conhecidos quando se tratam de emergências de incêndio, mas não são encontrados no Brasil da mesma maneira como são retratados em filmes, que normalmente são vistos como um elemento vermelho encontrado nas ruas. Claro que existem esses modelos por aqui, mas o modelo mais visto, e que poucas pessoas entendem que é um tipo de hidrante, é o hidrante que fica em uma caixa na parede.

O hidrante de parede, normalmente protegido por uma caixa metálica na cor vermelha, é encontrado mais comumente em edifícios, shoppings, casas de show, centro de eventos e condomínios, pois são locais com uma grande circulação de pessoas, e por isso devem cumprir alguns requisitos básicos de segurança, sendo o hidrante um deles.

Esse modelo é mais comum no Brasil pela questão de que os caminhões de bombeiros são equipados com grandes quantidades de água, que normalmente são suficiente para ser utilizados em incêndios residenciais, já em outros tipos de empreendimentos o hidrante interno é um auxílio para apagar o fogo caso a quantidade do caminhão não seja necessário.

Manutenção de hidrantes 

Para manter um bom funcionamento desse equipamento é necessário realizar a manutenção de sistema de hidrantes e dos seus componentes. Isto é, em um período regular é necessário verificar as condições do hidrante, como válvula, limpeza e acesso, e também de outros fatores que são diretamente ligados com ele, como as tubulações, onde é necessário verificar se estão desobstruídas para o uso, e os reservatórios de água que precisam estar abastecidos para serem úteis e poderem ajudar em casos de incêndio.

Já os componentes presentes na caixa de incêndio, local onde o hidrante se encontra, é necessário verificar a situação da mangueira, esguicho e conexão para garantir que em momentos de emergência eles estejam em pleno funcionamento facilitando a montagem e a utilização em situações de necessidade.

Postagem criada em: 03/06/2022 - 20:51


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.