Inspeção em ultrassons precisa de ajustes

Sistema de inspeção em ultrassom é um método com o objetivo de detectar falhas ou descontinuidades internas de diferentes tipos de materiais ferrosos e não ferrosos, invisível ao olho nu, que pode ocorrer em graves riscos à segurança local e à estruturas. Procedimento, também chamado ensaio por ultrassom, muito utilizado e importante dentro das empresas e indústrias, dos quais podem listar: oferecer segurança ao operador, não ser invasivo, identificar falhas críticas e invisíveis à estrutura e apresentar resultados confiáveis. Muito dessas falhas são provenientes de defeito de fabricação, e o procedimento é realizado através de ondas sonoras com frequência acima de 20 kHz, essas ondas percorrem em direção ao material a ser inspecionado e, caso encontre alguma descontinuidade, um eco é repercutido na tela do ultrassom.

Mas para que esse procedimento seja realizado de forma precisa e exata, trazendo sempre resultados corretos, ou seja, condizentes com os valores padrão, é indispensável que se faça com uma certa periodicidade a calibração de sistemas de inspeção em ultrassons. O processo de calibragem garante que erros sejam corrigidos e o instrumento volte a sua funcionalidade original. A falta de calibração do aparelho faz com que os seus resultados de inspeção saiam errados, comprometendo, assim, toda a qualidade e integridade de um produto final de uma indústria, por isso é de suma importância que a calibração do dispositivo seja feita frequentemente. 

Além de apresentar valores seguros, o procedimento vai proporcionar ao aparelho uma vida longa, o que resulta em uma economia excelente para a empresa que precisa fazer inspeções por ultrassom. Ao solicitar uma empresa especializada em serviços de calibragem de um inspetor de ultrassom, é fundamental verificar se seus produtos possuem certificação CE e se tem controle de qualidade dentro da Norma ISO 9001, não menos importante é que ela seja transparente e responsável em cumprir os prazos estabelecidos.

Postagem criada em: 04/10/2022 - 16:31


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.