Como calibrar um microdurômetro

Microdurômetro é um equipamento destinado a medição de microdureza de materiais e superfícies, muito utilizado em indústrias. Seus valores de medição precisam estar de acordo com os valores padrão para se constatar um resultado correto. O método de medição vai depender do fabricante do produto, ou seja, a metodologia aplicada é baseada em diferentes ensaios laboratoriais. As cargas de ensaio de um microdurômetro vão de 1000g a 10g.

Quando os resultados de medição de um microdurômetro entra em desacordo com os valores padrão, indica que é necessário realizar uma calibração de microdurômetro, e esse procedimento deve estar alinhado com as especificações exigidas do produto. A calibração deve ser feita de forma periódica, de acordo com a necessidade de cada instrumento. Não somente um aparelho já desgastado pelo uso e tempo, mas um microdurômetro novo, que ainda não foi utilizado, também deve ser calibrado, pelo fato de seu deslocamento da loja até seu destino final pode causar algum desalinhamento.

A importância de calibrar o microdurômetro é garantir que seu desempenho em suas funções, ao medir a microdureza de um material, atinja a sua potencialidade máxima, ou seja, o resultado seja exato e preciso. As normas regulamentadoras permitem que o microdurômetro seja calibrado de forma direta e indireta. O método de calibração de forma indireta implica usar padrões de microdureza Vickers, esse método mostra o valor do erro, mas não a sua fonte. e o método de forma direta permite medir cada variável do processo de medição, que são: a carga aplicada, verificação do penetrador de diamante, medição micrométrica, calibração dos micrométricos da mesa micrométrica.

A calibração deste aparelho deve ser feita sempre por uma empresa qualificada a realizar o serviço, com uma vasta experiência no ramo, e assim entregar um serviço de qualidade que não vai comprometer os resultados de medição do microdurômetro.  

Postagem criada em: 28/09/2022 - 14:57


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.