Disposição de extintores de incêndio

Você com certeza já se deparou com um extintor de incêndio em algum prédio, condomínio, loja, shopping, e em outros locais fechados, onde há uma grande circulação de pessoas, mas você sabe por que eles são colocados em locais específicos e não devem ser colocados em qualquer lugar?

De acordo com a norma regulamentadora 23, os extintores de incêndio devem ficar em locais de fácil acesso, que sejam visíveis e que não seja um local onde poderia ser alcançado pelo fogo tão facilmente, inclusive os extintores não devem ter sua parte superior acima de 160 centímetros do chão, eles podem ficar apoiados no chão desde que estejam em um suporte específico e estejam acima de 10 mas abaixo de 20 centímetro do chão.

Todas as medidas devem ser tomadas para que o acesso a esses dispositivos seja fácil, para que em situações de emergência seja fácil alcançá-lo e prático para ativá-lo. Os extintores também não devem ser instalados em escada, já que não é um local seguro para utilizá-lo, além de ser um local perigoso pois pode atrapalhar a passagem, podendo causar um acidente. A instalação de extintor de incêndio deve ser feita de acordo com essa norma regulamentadora para que seja efetivo quando necessário.

As normas regulamentadoras existem para que equipamentos de segurança e inspeções sejam executados com cautela e atenção para ter uma boa utilização, garantindo a segurança de trabalhadores, e usuários de objetos e lugares, evitando que ocorra acidentes. Portanto, é necessário seguir todas as regras presentes nas normas regulamentadoras para que haja segurança para dispor e utilizar dos objetos e dispositivos de combate a incêndio em situações de perigo.

Postagem criada em: 01/06/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.