Medição de diâmetros internos

Para realizar uma medição de cilindro com precisão utiliza-se um instrumento chamado comparador de diâmetro interno ou súbito, que é introduzido no local a ser aferido. Esse instrumento é no formato de uma haste com uma ponta de contato de um lado e um relógio comparador do outro. A ponta de contato é inserido na peça a ser medida e transmite ao relógio comparador, que faz a leitura exata da medição. 

E como todos instrumentos de medição, este também necessita de ser calibrado para garantir a eficácia do uso do produto, e esse processo é chamado de calibração de súbito,e é necessário ser feito periodicamente. Essa calibração é realizada em laboratórios e por profissionais capacitados, denominados técnicos metrologistas. Além disso, para realizar essa calibração, é preciso que o local esteja credenciado e ainda emita um laudo com as situações do aparelho e reparos.

É de suma importância que ela seja feita de forma correta, do contrário, faz com que todo o desenvolvimento do seu uso seja danificado. O tempo correto de fazer essa calibração é solicitada pelo seu fabricante, dependendo de seu uso diário. Os laboratórios que realizam esse procedimento devem ter uma infraestrutura adequada e qualificada, bem como estar atentos as mais novas técnicas de procedimento.

Vale salientar que durante esse tipo de calibração são comparados os padrões de linearidade, repetibilidade e erros adjacentes. Ao menos três elementos essenciais devem ser levados em consideração: a habilidade do técnico, o instrumento a ser calibrado e o método. Quando se executa a calibração de forma correta, a medição sempre sairá com exatidão.

Postagem criada em: 22/09/2022 - 15:43


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.