Material resistente para saída de emergência

De forma resumida, a grande e maior importância da mola aérea para portas em geral é a de impedir que as portas batam com força excessiva durante a movimentação dos ocupantes do edifício. A ação constante de bater a porta danifica os componentes impedindo seu correto fechamento e funcionamento.

No entanto, há outros equipamentos essenciais para garantir o pleno funcionamento das portas corta fogo. Vamos conhecê-los melhor abaixo: 

  • Fechadura para porta corta fogo

As fechaduras das portas podem ser de dois tipos:

  • Fechadura para PCF de sobrepor: é instalada por cima da folha da porta, não sendo necessário cortar a porta.
  • Fechadura para PCF de embutir: é instalada por dentro da porta, se fazendo de um corte na lateral.

As fechaduras também podem ter tranca com chave ou ser sem tranca.

  • Dobradiça para porta corta fogo

Apesar de parecer um acessório irrelevante, as dobradiças são de extrema importância. São elas que mantem a prumo da porta, garantido seu perfeito fechamento e impedindo assim, que o fogo e especialmente a fumaça consigam penetrar por brechas.

  • Eletroímã para porta corta fogo

Os eletroímãs servem para manter as portas de emergência abertas em locais de alta circulação de pessoas. 

  • Barra Antipânico

É um dispositivo de destravamento das portas de emergência que funciona no sentido de abertura da porta. Serve para conferir maior agilidade na desocupação dos ocupantes em caso de incêndio.

É importante frisar que é de extrema importância para o bom funcionamento e conservação das portas, que seja feita uma manutenção preventiva regularmente. Isso se faz necessário especialmente nos casos em que as portas ficam localizadas em áreas de circulação.

Postagem criada em: 20/09/2021 - 13:58


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.