Conheça o sistema de proteção a incêndios

Conhecer os equipamentos de proteção contra incêndio é essencial para garantir a máxima efetividade do trabalho dos bombeiros ou da brigada. Pensando nisso, conheça abaixo o que não pode faltar em uma estratégia de combate a incêndio, seja em instalações residenciais quanto em comerciais. Pois bem:

  • Extintores de incêndio:

Trabalha com pressão interna e pode conter água, pó ou espuma, dependendo da necessidade do local.

  • Mangueiras incêndio:

São divididas em três tipos: I, II e III, que são revestidas de poliéster.

  • Detector de alarme:

É preciso contar com detector e alarme de incêndio, que podem ser manuais ou automáticos, pois, quando há fumaça, temperatura e calor, eles são acionados.

  • Portas corta fogo:

Objetivo principal de impedir a passagem do fogo de uma área a outra, facilitando a saída das pessoas em emergências.

  • Iluminação de emergência:

O seu objetivo é de continuar fornecendo energia quando houver alguma queda ou interrupção na fonte principal até que a mesma seja restabelecida.

  • Bombas hidráulicas:

Podem ser acoplados nos motores de combustão ou elétricos que conduzem a água pelo sistema de encanamentos. 

  • Sinalização:

É importante que os edifícios tenham as placas e adesivos sinalizadores devidamente colocados, pois em um acidente eles são extremamente importantes por indicar desde a localização de outros equipamentos de segurança até o caminho de saída de emergência que se deve realizar.

Por fim, todos os equipamentos de segurança contra incêndio, para funcionar corretamente, precisa ser bem manuseado, guardado e receber manutenção periódica. É importante seguir as recomendações do fabricante para garantir a vida útil dos equipamentos e contar com a segurança necessária.

Postagem criada em: 21/09/2021 - 11:42


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.