Como saber se minha carteira está suspensa?

Motoristas experientes costumam cometer pequenas infrações diariamente, e a junção delas pode se transformar em um grande problema, a suspensão do direito de dirigir, ou mais conhecida como suspensão da CNH. Mas esse não é o único meio de ter a carteira de habilitação suspensa, caso sejam cometidas algumas infrações que demonstram ser um perigo eminente para a sociedade.

O motorista tem uma pontuação máxima em sua carteira de habilitação, na qual o ideal é não haver nenhum ponto nela, mas sabemos que algumas situações podem ocorrer e assim ela deixar de ficar zerada. Para a contabilização da pontuação máxima é avaliado o cometimento de infrações gravíssimas, baseado nos últimos 12 meses:

  • 40 pontos — para motoristas que não cometeram infração gravíssima;

  • 30 pontos — para motoristas que cometeram apenas uma infração gravíssima; 

  • 20 pontos — para motoristas que cometeram duas ou mais infrações gravíssimas.

Ao atingir a pontuação máxima de acordo com a sua situação o condutor terá sua licença para dirigir suspensa por no mínimo 6 meses, podendo chegar a 18 meses de suspensão.

Minha CNH só será suspensa se houver muitos pontos?

A princípio sim, mas é importante lembrar que há outras infrações que podem fazer com que sua carteira de habilitação seja suspensa imediatamente. No caso, essas infrações que suspendem a sua licença para dirigir, são aquelas que indicam um perigo iminente para a sociedade, como disputar corridas, se envolver em um acidente e não prestar socorro, recusar fazer o teste do bafômetro, entre outros. 

Como recorrer da CNH suspensa é um direito, é possível recorrer desde seja feita a reunião de documentos e dados para entrar com a ação de recurso. É indicado que tenha ajuda de um profissional para auxiliar durante todo o procedimento de entrada do recurso e acompanhar as atualizações do processo.

Postagem criada em: 30/03/2022 - 16:58


Sobre a categoria dessa página Serviços: Conheça um pouco mais sobre os serviços oferecidos por empresas de diversos segmentos, qualidade no atendimento e na prestação dos serviços.