Tipos de reservatórios e suas características

Para cada tipo de empresa é necessário armazenar um certa quantidade de água para consumo e uso em geral, por isso existem diversos tipos de reservatórios disponíveis no mercado. E para o uso de cada um deles há uma vantagem, então é preciso saber a sua necessidade para descobrir qual reservatório irá se adequar melhor.

Para adiantar o processo de escolha, vamos descobrir e conhecer melhor os modelos de reservatório que existem no mercado:

  • Reservatório Cilíndrico — armazenamento de 5 mil litros até 60 mil litros, possui a variação de fundo reto ou fundo cônico e sua estrutura não tem contato com o solo, pois é ligeiramente suspenso;

  • Reservatório Tubular — capacidade de armazenar de 3 mil litros até 200 mil litros, parece uma torre em formato de tubo saído do chão, e pode chegar até 20 metros de altura;

  • Reservatório Taça — possui duas variações, coluna cheia e coluna vazia, a cheia pode suportar até 100 mil litros, enquanto a coluna seca suporta 50 mil litros e tem a vantagem de alta pressão para abastecimento;

  • Reservatório in loco — essa é uma versão do reservatório em formato cilíndrico com fundo apoiado, porém esse é montado no local onde será utilizado, tem a capacidade máxima de 300 mil litros; 

  • Reservatório horizontal suspenso — esse reservatório tem mais utilização em indústrias petroquímicas para armazenamento de combustível, ele é suspenso para não ter perigo de contaminar o solo caso haja vazamentos.

Agora que conhecemos os modelos de reservatórios fica muito mais fácil saber qual deles é a melhor escolha para suprir a demanda que você tem.

Além disso, esses reservatórios são fabricados com aço carbono que é o melhor material para isso, já que é um material resistente, rígido e com alta durabilidade, já que não tem problema de ressecamento, o que causaria rachaduras e vazamentos em sua estrutura.

Postagem criada em: 14/04/2022 - 14:24


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.