Vantagens e diferenciais de permutadores aletados

Um dos equipamentos mais utilizados em indústrias é o permutador de calor, ou trocador de calor, que tem como função fazer o resfriamento ou aquecimento entre  fluidos, que podem ser gases ou líquidos.

Entre os tipos existentes temos o trocador de calor aletado, diferentemente dos outros trocadores, o trocador aletado consegue medir a velocidade de transmissão de calor que ocorre através de suas paredes. 

Além disso, o modelo aletado pode fazer uma função específica, ser apenas aquecedor e refrigerador, ou ter às duas funcionalidades, como um permutador ele consegue fazer o que outros fazem que é a troca térmica entre os fluidos.

O maior diferencial entre trocadores aletados e outros trocadores, é justamente a presença de aletas, que são faixas, que conseguem medir o e aumentar a resistência de temperatura, fazendo com que ele consiga suportar até mesmo temperaturas negativas, enquanto os que não possuem aletas não possuem tanto controle sobre a transferência de calor, tem seu desempenho reduzido quando em contato com temperaturas muito altas ou baixas.

Podendo ser fabricado em diversos formatos e tamanhos, curvados, arredondados e retos, os trocadores aletados são os modelos mais utilizados para fabricação de peças de vários segmentos e setores industriais. 

Para sua própria fabricação é necessário seguir à risca uma série de normas técnicas e normas regulamentares que garantem sua qualidade, durabilidade e segurança, tanto na sua utilização quanto para todas as pessoas que estão envolvidas no manuseio durante sua operação. Por isso, procure por fabricantes licenciados e responsáveis que cumpram com as normas de segurança.

Postagem criada em: 22/03/2022 - 18:32


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.