Dispositivo de Segurança para Portas de Emergência

Uma barra antipânico para porta corta fogo é um dispositivo que deve ser instalado nessas portas de segurança contra fogo, que tem a função de facilitar a abertura da porta apenas exercendo uma pressão sobre a barra em caso de uma emergência.

As barras antipânico tem o tamanho de 120cm, geralmente, mas podem ser fabricadas de forma personalizada, de acordo com o tamanho da porta, dispensando o uso de trancas.

As barras antipânico são necessárias para facilitar a abertura das portas corta fogo em caso de uma emergência, pois elas não podem ser trancadas, mas devem permanecer fechadas.

As barras antipânico, assim como as portas corta fogo, integram o sistema de segurança contra incêndio e pânico em edifícios residenciais e corporativos que possuam quatro ou mais andares e em locais que tem um grande fluxo de pessoas. Elas devem ser fabricadas de acordo com as normas de segurança e qualidade da NBR 11.785.

As barras antipânico devem ser fixadas em toda porta de emergência em locais onde há um grande fluxo de pessoas, como edifícios comerciais e residenciais, hospitais, centros de convenções, centros comerciais, cinemas, casas noturnas, teatros, aeroportos, shoppings centers, entre outros locais.

Além das barras antipânico que são instaladas na parte interna das portas de emergência, outros equipamentos são indispensáveis na integração de um sistema de segurança contra incêndio e pânico de um empreendimento, tais como os extintores, mangueiras, hidrantes, sinalização, luz de emergência e rota de fuga. 

Além das portas de emergência, as barras antipânico podem ser aplicadas em portas de alumínio, portas de madeira, portas de vidro e portas de aço, e podem ser simples ou duplas e ainda possuem um design que evita o esmagamento dos dedos.

Postagem criada em: 01/03/2023 - 17:01


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.