Fabricação de trocadores de calor e seus cuidados

Para que as redes de indústrias químicas, petroquímicas, metalúrgicas funcionem sem problemas de desempenho, é necessário que haja um equipamento que faça o resfriamento de seu maquinário para não haver superaquecimento, esse equipamento é chamado trocador de calor. 

Esse equipamento é responsável por fazer a troca de calor entre gases e líquidos, dessa forma aquece ou resfria o maquinário em questão, fazendo com que o desempenho não fique baixo e mantendo a qualidade e tempo de produção dentro do prazo.

fábrica de trocadores de calor deve manter a organização e seguir todos os padrões e normas exigidos para a fabricação de trocador de calor, pois são equipamentos extremamente importantes para indústrias e não devem ser frágeis nem conter rachaduras, que comprometem seu funcionamento.

Os trocadores de calor podem ser feitos de diversos materiais como: aço inox, cobre, alumínio, entre outros. Além disso, pode ter seu tamanho e funcionalidade personalizados de acordo com as necessidades do cliente.

É ideal que os trocadores e suas tubulações sejam desenvolvidos sob temperaturas altas para que possa ser medido o nível máximo de expansão do metal de acordo com sua utilização, assim as chances do cálculo da expansão ser equivocado são bem menores.

Lembrando que a fabricação desses trocadores de calor devem seguir normas de segurança, procure saber se o fabricante que você planeja comprar esse tipo de equipamento segue as medidas e normas de segurança durante a fabricação. As normas de segurança são exigidas tanto para a fabricação quanto na estrutura da fábrica, pois é um ambiente que tem risco e nos equipamentos que serão utilizados em processos com riscos de explosão caso não sejam feitos de maneira adequada.

Postagem criada em: 21/03/2022 - 18:58


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.