Trocadores de calor no cotidiano

São equipamentos utilizados para fazer a troca de calor, ou energia térmica, entre dois fluidos ou gases que estão em diferentes temperaturas.

Os exemplos mais cotidianos do uso desse equipamento são os aquecedores e ar condicionados, que fazem a mudança de temperatura do ar para quente e para frio, respectivamente. Mas os trocadores também são utilizados em radiadores de carros, indústrias petroquímicas, energia nuclear, gás e em muitos outros setores e equipamentos

Quais os modelos de trocadores de calor?

trocadores de calor tipo casco e tubos, trocador de placas e o trocador tubular. Entre eles o tipo casco e tubos é o mais utilizado por sua versatilidade e agilidade em fazer a troca de calor entre os fluidos (líquidos, gasosos ou sólidos).

Como diz o nome é composto por um casco e vários tubos internos, onde a troca de calor é feita e um dos fluidos passa pelo lado externo do casco, enquanto o outro escorre pela parte interna passando pelos tubos, como ambos os lados fazem a troca de calor, é bom observar qual das duas opções é a melhor e a mais vantajosa para cada situação

As vantagens de utilizar modelo casco e tubos são a rapidez com que a troca de calor ocorre, é possível mudar a extensão do seu diâmetro. 

Um dispositivo que utiliza a troca através do modelo de placas são as instalações de energia solar, que transformam a energia térmica da radiação da luz solar em outro fluido de trabalho, a energia elétrica.

Postagem criada em: 15/03/2022 - 20:59


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.