Classificação de Porta de Emergência Industrial

Diferentemente de edifícios residenciais e comerciais e outros locais que fazem uso de portas corta fogo, as indústrias, que também utilizam essas portas, elas necessitam de portas bem mais resistentes ao fogo, precisando ser classificadas como porta corta fogo P240.

A numeração 240 indica que a porta corta fogo possui um tempo mínimo de resistência ao fogo por um período de 240 minutos, significando um tempo de 4 horas para que o local seja evacuado e tempo para a chegada e atividades do Corpo de Bombeiros.

Essa porta corta fogo para uso em ambientes industriais é fabricada com núcleos de tábuas de madeiras e revestidas por folhas de flandres em painéis de 35 cm x 50 cm e 0,38 mm para garantir uma maior resistência.

As portas corta fogo com classificação P-240 são encontradas em dois modelos diferentes, sendo o modelo de correr e o modelo guilhotina. A porta de correr tem a sua abertura na horizontal e a porta no modelo guilhotina realiza a sua abertura na vertical, e ambas podem permanecer abertas, diferentes dos outros tipos para edifícios residenciais e comerciais que precisam ficar fechadas.

Elas podem ficar abertas para facilitar a passagem de empilhadeiras, carros, cargas, entre outros, e possuem um sistema que permite o seu fechamento de forma automática quando o ambiente atinge uma alta temperatura, esse sistema constitui de um contrapeso conectado a um fusível a 70 °C.

Outra característica das portas corta fogo para uso industrial é a sua classificação quanto a sua abertura, podendo ser até 3 m² e de 3 m² a 9 m² para ambas as portas e de 9 m² à 15 m² e de 15 m² a 25 m² somente para as portas de correr.

E quanto a sua fabricação, classificação e instalação, a fabricante precisa atender de forma restrita as normas técnicas de segurança e qualidade da ABNT NBR 11.711, além de passarem por testes e ensaios do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica do estado de SP) e pela CERTA Qualidade Ltda. para que a sua eficiência seja comprovada.

Postagem criada em: 09/03/2023 - 11:45


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.