Transferência térmica entre diferentes fluidos

O trocador de calor tubular é um equipamento projetado e destinado para a realização de troca térmica de fluidos nos diferentes sistemas de aquecimento e refrigeração dentro das indústrias. E essa transferência térmica entre esses fluidos diversos com este equipamento é realizada de modo seguro e confiável. 

Este equipamento é amplamente utilizado pelas indústrias, como a de petroquímica, química, naval, de refrigeração comercial e residencial, entre outros setores, por ser bastante versátil e aplicável a vários ambientes, além de contribuir para a agilidade, eficiência e qualidade nos resultados obtidos nos processos realizados.

Entre os diversos fluidos que se pode realizar a troca térmica através do trocador de calor, pode-se listar a troca entre o ar, entre a água nos estados líquido e gasoso e sem ocorrer a mistura deles.

O trocador de calor, equipamento apropriado para realizar a troca térmica entre diversos fluidos, é fabricado de acordo com a necessidade do cliente e com materiais que ofereçam durabilidade e alta resistência, que pode ser fabricado com aço ou alumínio. E ele pode ser em diferentes formatos, pode ser fabricado com tubo duplo, indicado para transferência em escala menor de fluidos, com tubos multitubulares para escala maior de transferência e no formato serpentina que são constituídos por espirais. 

Este equipamento de transferência térmica oferece alguns benefícios como:

  • Não há a queima do combustível quando ocorre o aumento da temperatura de um fluido frio;

  • Contribuição com a sustentabilidade, pois ao finalizar o processo, a energia do fluido não é lançada no meio ambiente;

  • Facilidade em realizar manutenções.

E alguns critérios devem ser levados em consideração ao escolher o equipamento mais adequado, como o local que ele irá ficar, as funções que irá desempenhar, facilidade de manutenção, o estado dos fluidos que serão ministrados e sua natureza.

Antes de adquirir um trocador de calor, é importante que a empresa realize uma pesquisa para certificar a competência do fabricante, a fim de obter um equipamento de qualidade e garantia de que irá realizar as suas funções de forma eficiente e adequada.   

Postagem criada em: 22/11/2022 - 09:52


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.