O que é um trocador de calor e para que serve?

Indústrias de diversos segmentos utilizam equipamentos que são alimentados por calor e vapor, ou que precisam ser resfriados para não sobreaquecer as máquinas e resultar em explosões, ou paradas urgentes na sua produção.

Para realizar esse resfriamento ou abastecimento de calor são utilizados trocadores de calor, que atuam fazendo uma permutação térmica entre dois fluidos, podendo ser entre gases e líquidos, que estejam em temperaturas opostas, quentes e frias, não sendo necessário estar em altas ou baixas temperaturas extremas.

Modelos de permutadores de calor

Dentre os trocadores existem diversos modelos, sendo os mais conhecidos e utilizados os trocadores de casco e tubo, multitubular e placas. O modelo casco e tubo é feito de material de aço carbono com tampas removíveis para melhor acesso aos seus tubos internos, feitos de material de cobre. 

O modelo multitubular é formado por diversos feixes tubulares acoplados entre si. Já o modelo de placas não utiliza tubos durante a troca térmica, ao invés disso as placas são dispostas paralelamente e organizadas acopladas em tubos verticais, para sua sustentação, e vedada por compressão para evitar que os fluidos vazem durante a troca térmica.

Esses equipamentos de troca de calor são utilizados em aparelhos de ar condicionado, aquecedores, refrigeradores, condensadores, entre outros.

É importante dizer que a fabricação desses equipamentos deve ser feita por empresas autorizadas e que sigam as normas regulamentares impostas para executar o desenvolvimento de trocadores térmicos. As normas são exigidas para garantir qualidade do produto e segurança para todos os envolvidos durante seu manuseio e operação.

Postagem criada em: 24/03/2022 - 14:48


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.