Conheça o trocador de calor tubular

Trocadores de calor são equipamentos utilizados em indústrias para fazer a troca térmica entre fluidos, que podem ser gases ou líquidos, de temperaturas opostas.

Existem diversos modelos de trocadores, como os de casco e tubo, tubo duplo, multitubular e o trocador tubular, esse último é o nosso ponto principal de hoje.

Os trocadores de calor tubular são feitos a partir de pequenos tubos, que unidos formam a estrutura do trocador tubular, esses tubos farão a troca dos fluidos de forma direta, ou seja, os dois fluidos passam pelos mesmos espaços e efetuam a troca de calor de forma direta. Por conta de seu formato que possui uma curvatura, é possível que haja mais troca de calor do que em turbos regulares, que são apenas retos.

Esse tipo de trocador é mais utilizado em trocas térmicas de mesmo fluido em diferentes estados, no caso pode ser utilizado com água e vapor de água, onde será feita a troca de calor entre o mesmo fluido em estado gasoso e liquefeito.

Cuidados com manutenção e fabricação

Um lembrete importante é: trocadores de calor precisam de manutenção e vistorias regulares para manter seu desempenho em ótimo estado e não diminuir a troca de calor, assim baixando o desempenho de outros equipamentos que necessitam dos trocadores para manter sua temperatura regulada.

Procure por fabricantes responsáveis durante a produção dos trocadores de calor, eles devem seguir normas para manter a qualidade, durabilidade e segurança dos equipamentos e dos usuários que entrarão em contato ou farão o manuseio do equipamento de trocador de calor.

Postagem criada em: 22/03/2022 - 15:07


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.