Porta de Emergência para Alto Risco

As portas corta fogo são equipamentos indispensáveis para, juntamente com outros equipamentos, garantir a segurança de um edifício e das pessoas que circulam por ele contra um incêndio. Essas portas devem ser instaladas em locais que oferecem riscos de incêndios, como em edifícios e locais que têm uma grande circulação de pessoas, e elas são desenvolvidas para atender as necessidades de cada local.

Para atender as necessidades de cada local, elas são desenvolvidas com classificações do tempo que cada porta suporta o calor do fogo. Essa classificação se dá por P-30, P-60, P-90, P-120 e porta 240, esta última projetada para áreas industriais.

A porta corta fogo P-120 consegue suportar em até 120 minutos o fogo e a sua utilização é recomendada em locais que possuem alto risco de incêndio. A instalação dessas portas é realizada, geralmente, em locais com um grande movimento de pessoas, como hospitais, centros comerciais, teatros, cinemas, casas noturnas, entre outros locais, áreas de refúgio, saídas de emergência e salas que armazenam transformadores e mediadores.

Para apresentar o desempenho da forma esperada, as portas corta fogo com classificação de 120 minutos precisam ser desenvolvidas com os melhores materiais de chapas de aço e certificados e seguir todas as normas de qualidade e segurança da ABNT NBR 11.742.

Para ter a sua resistência comprovada, essas portas corta fogo que resistem até 120 minutos ao fogo, precisam passar por testes e ensaios do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do estado de SP) e pela CERTA, uma instituição certificadora de produtos.

As portas corta fogo com classificação de 120 impedem ou retardam que as chamas e a fumaça de um incêndio seja propagado de um ambiente a outro, permitindo que as pessoas possam sair do local em segurança, sem o risco de serem intoxicadas com a fumaça.

Postagem criada em: 06/03/2023 - 16:49


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.