Evacuação Segura em Edifícios

As saídas de emergência são áreas obrigatórias em locais que possuem um grande fluxo de pessoas e edifícios residenciais e comerciais para compor o sistema de segurança contra incêndio e pânico. Elas servem para permitir a evacuação das pessoas de forma rápida, segura e tranquila em caso de uma emergência, seja de um incêndio ou outra situação que ofereça algum tipo de risco.

As saídas de emergência podem ser em escadas, rampas ou corredores com passagem segura, e para ampliar a segurança, estas saídas devem contar com portas para saída de emergência

Estas portas são as chamadas portas corta fogo e a sua instalação é obrigatória em todos os edifícios residenciais e comerciais que possuem quatro ou mais andares, exceto as residências unifamiliares, e todos os locais com grande circulação de pessoas, como aeroportos, shoppings centers, centros comerciais, hospitais, casa noturnas, cinemas, teatros, igrejas, escolas, entre outros locais. 

Além de ser uma obrigatoriedade do Corpo de Bombeiros, as portas corta fogo devem contar com barras antipânico na parte interna das portas para facilitar o seu destravamento em caso de uma emergência. Esse dispositivo é uma barra horizontal e o seu uso é acionado com uma simples pressão sobre a barra.

As portas corta fogo possuem classificações de acordo com a sua resistência ao fogo, sendo as seguintes:

  • Portas P-30, com 30 minutos de resistência ao fogo;

  • Portas P-60, com 60 minutos de resistência ao fogo;

  • Portas P-90, com 90 minutos de resistência ao fogo;

  • Portas P-120, com 120 minutos de resistência ao fogo;

  • E portas P-240, com 240 minutos de resistência ao fogo.

Cada porta é indicada para locais específicos, dependendo do grau de risco do local em que a porta for instalada. Para ambientes industriais, por exemplo, as recomendadas são as portas P-240, por oferecer uma alta resistência ao fogo.

As portas corta fogo para áreas industriais apresentam uma particularidade diferente das demais, elas podem permanecer abertas, por possuírem um sistema de contrapeso conectado a um fusível a 70 °C, o qual é acionado para o fechamento das portas quando o ambiente atinge a mesma temperatura do fusível.

Todas as portas corta fogo devem ser fabricadas com materiais amplamente resistentes ao fogo e atender todas as recomendações técnicas de segurança e qualidade da ABNT.

Postagem criada em: 13/03/2023 - 14:31


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.