Contar com uma boa porta contra incêndio, as conhecidas portas corta fogo ou portas de emergência, é fundamental para que o sistema de segurança contra incêndio e pânico de um edifício ou um empreendimento tenha uma alta eficiência. As portas corta fogo são equipamentos essenciais para compor um sistema de prevenção e combate a incêndios, juntamente a outros equipamentos, como hidrantes, mangueiras, extintores, luz de emergência, sinalizadores, entre outros.

Elas são fundamentais e obrigatórias em todo edifício, seja residencial ou corporativo, que tenha quatro ou mais andares, exceto as residências unifamiliares, e locais que há uma grande movimentação de pessoas, como  centros comerciais, centro de convenções, hospitais, shoppings centers, igrejas, museus, escolas, casas noturnas, entre outros locais.

As portas corta fogo devem manter-se fechadas, mas nunca trancadas, precisando ter uma barra antipânico em sua parte interna, para que, em caso de uma ocorrência de incêndio, ela possa destravar com apenas uma pressão sobre a barra. Além da barra, instalar uma mola aérea na parte superior da porta é importante para evitar impactos fortes e mantê-las fechadas.

As portas de emergência tem a finalidade de impedir ou retardar a propagação do fogo e da fumaça de uma ambiente para outro, dessa maneira permite que haja uma evacuação do local em segurança e dar acesso às atividades do Corpo de Bombeiros.

Há diversos modelos de porta corta fogo no mercado, podendo ser simples, com apenas uma folha, pode ser dupla, contendo duas folhas, pode ser de guilhotina ou de correr, sendo estas duas últimas muito utilizadas em áreas industriais.

Fabricadas em diversos materiais, podendo ser de vidro, fibra de lã, cerâmica, aço galvanizado, entre outros materiais. Elas exigem que seus materiais sejam altamente resistentes ao fogo e podem ser classificadas de acordo com o tempo que pode suportar as chamas, sendo classificadas em P-30, P-60, P-90, P-120 e 240, os números sendo o tempo limite de resistência ao fogo.

Postagem criada em: 08/03/2023 - 14:10


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.