Armazenamento de fluidos em alta pressão

Vaso de pressão aço inox é um equipamento destinado para conter ou armazenar fluidos, sejam líquidos, sólidos ou gasosos, em pressões acima da pressão atmosférica e amplamente utilizado em diversos processos e diferentes segmentos industriais, das quais se encontram a indústria farmacêutica, alimentos e bebidas, celulose e papel, açúcar e álcool, química, petroquímica, metalúrgica e mineração, fertilizantes, biodiesel, têxtil, tintas e vernizes, cimento, entre outros segmentos.

Estes vasos de pressão são fabricados sob encomenda e são constituídos de diferentes formatos geométricos, podendo ser cilíndricos, cônicos, esféricos, entre outros, e materiais de forma a atender as necessidades e usos que são destinados.

E para garantir a eficiência e as características fundamentais de segurança das funções do equipamento, é necessário realizar testes rigorosos não destrutivos. E por trabalhar frequentemente com fluidos tóxicos e inflamáveis, o vaso de pressão precisa ser fabricado dentro das normas e regulamentações exigidas de forma criteriosa e obedecer em realizar as inspeções periódicas conforme a norma brasileira NR 13, a fim de garantir a segurança e saúde ocupacional dos colaboradores.

Os vasos de pressão possuem tampos abaulados que permitem o armazenamento de fluidos acima da pressão atmosférica e por esse motivo são ideais para locais com altura reduzida e aplicação em maquinários produtivos.

Além da necessidade de estar dentro das normas exigidas para o bom desempenho e segurança do equipamento, o vaso de pressão precisa ter um prontuário com todas as documentações e normas referentes a sua fabricação, categoria, teste hidrostático, ano de edição e fabricação, características das matérias-primas usadas, pressão máxima de trabalho admissível e de operação, desenho dimensional, ou seja, precisa ter em mãos o manual do fabricante para eventuais consultas e manutenções.  

Postagem criada em: 11/11/2022 - 16:26


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.