Você conhece os permutadores industriais?

Os permutadores de calor, são equipamentos utilizados para fazer e facilitar a troca de temperaturas entre dois fluidos de temperaturas opostas, eles podem ser classificados de acordo com o material e método de construção, além de poderem ser subclassificados de acordo com o tipo de fluido que utilizam nas permutações.

Como existem diversos modelos de permutadores, é possível que a troca térmica seja feita de forma direta, os dois fluidos se misturam no mesmo local, ou de forma indireta, onde há uma placa ou superfície separando os fluidos para não haver contato.

Os modelos de permutadores são diversos e podem ser tubular simples ou duplo, casco e tubo, multitubular ou em placas. Os que utilizam tubos podem conter um tubo maior envolvendo os outros componentes ou ser a junção de vários feixes tubulares. Já no sistema de placas, elas são acopladas com tubos verticais e vedadas por compressão para evitar a evasão dos fluidos da troca térmica.

Algo a se frisar, é que a fabricação desses aparelhos precisa ser feita por fabricantes especializados e autorizados, pois devem seguir uma porção de protocolos de fabricação e normas regulamentares para garantir qualidade, durabilidade e segurança durante a operação e para todos os envolvidos com seu manuseio e funcionamento.

Portanto, procure por empresas que sejam transparentes com os métodos de desenvolvimento e fabricação dos permutadores. Caso ainda tenha dúvidas entre em contato com o fabricante e tire suas dúvidas sobre o produto, se mesmo assim ainda não se sentir confiante procure por outro que seja responsável e experiente.

Postagem criada em: 23/03/2022 - 19:58


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.