O trocador tubular tem como função fazer a transferência de calor entre fluidos, gasosos e líquidos, utilizados em indústrias. Os permutadores de calor tubular são os utilizados para troca de térmica em aparelhos de aquecimento e ar condicionado residenciais ou comerciais, processos químicos e atuam na recuperação de calor.

Entre os modelos mais utilizados (casco e tubo, placas e tubular), os permutadores tubulares são, disparadamente, o mais usado devido a sua estrutura de tubos ele pode ser usado em diferentes ambientes para controlar a temperatura de equipamentos e manter o funcionamento regular deles. 

Composição dos permutadores tubulares

Esse modelo de permutador pode ser composto das seguintes maneiras: tubo simples duplo, tubo multitubulares e  tubos em formato serpentina. 

O modelo tubo simples duplo são apenas dois tubos, onde os fluidos transitam pela parte interna e externa deles, esse modelo seria usado para pequenas quantidades de fluido. 

O tubo multitubular conta com diversos tubos internos, esse modelo é mais utilizado em locais que possuem uma grande quantidade de troca de calor entre fluidos.

E o tubo em formato de serpentina, é composto por espirais e pode ser personalizado de acordo com as necessidades do cliente.

Todos os modelos de permutadores tubulares, e de todos os modelos, devem ser fabricados com materiais que sejam resistentes e duráveis, normalmente são utilizados aço e alumínio, mas podem haver variações quanto ao material usado, por isso é necessário fazer uma pesquisa antes de efetuar a compra.

Outro quesito a ser avaliado antes de adquirir o permutador, é se certificar de que ele passou por todos os testes rigorosos necessários para comprovar sua resistência, durabilidade e qualidade. Procure por fabricantes certificados e confiáveis para poder adquirir o seu, assim evita problemas no equipamento e produção.

Postagem criada em: 18/03/2022 - 17:29


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.