A porta anti chama, as chamadas portas corta fogo, é um equipamento de segurança que integra um sistema de segurança contra incêndio, juntamente com outros equipamentos, tais como extintores, mangueiras, hidrantes, sinalizadores, luz de emergência, entre outros equipamentos.

A instalação de portas corta fogo é obrigatória, uma exigência do Corpo de Bombeiros, em todos os edifícios comerciais e residenciais que possuem quatro ou mais andares, exceto em residências unifamiliares, e em locais de há uma grande movimentação de pessoas, como em aeroportos, hospitais, centros comerciais, centros de convenções, igrejas, cinemas, teatros, casas noturnas, museus, escolas, universidades, entre outros localidades.

Para atender as necessidades de cada local, de acordo com o grau de risco de um incêndio, as portas corta fogo são desenvolvidas com classificações diferentes, essa classificação se dá conforme o tempo mínimo de resistência ao fogo, sendo elas:

  • Portas corta fogo P-30, resistência mínima ao fogo de 30 minutos;

  • Portas corta fogo P-60, resistência mínima ao fogo de 60 minutos;

  • Portas corta fogo P-90, resistência mínima ao fogo de 90 minutos;

  • Portas corta fogo P-120, resistência mínima ao fogo de 120 minutos;

  • Portas corta fogo P-240, resistência mínima de 240 minutos, essas sendo indicadas para áreas industriais.

Os materiais utilizados na fabricação de portas corta fogo precisam ter uma alta resistência ao fogo, sendo os mais utilizados fibras de lã, cerâmica e aço galvanizado.

Para complementar a segurança das portas corta fogo e ter o seu desempenho eficiente, utiliza-se outros equipamentos, como as dobradiças, molas aéreas para evitar impactos fortes e garantir que se mantenham fechadas, barra antipânico para realizar o destravamento das portas de forma prática e rápida e eletroímã para manter as portas abertas em locais com alta circulação de pessoas e, em caso de uma ocorrência de incêndio, elas se fecham de forma automática quando o alarme de incêndio é acionado.

Conte com empresas especializadas, que desenvolvam as suas portas corta fogo e realize as instalações de acordo com as normas técnicas de qualidade e segurança da ABNT NBR 11.742.

Postagem criada em: 08/03/2023 - 13:28


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.