Que Porta de Emergência Utilizar em uma Indústria?

Toda indústria precisa contar com um sistema de segurança contra fogo e pânico, para garantir a segurança dos colaboradores e, igualmente, do prédio. Esse sistema é composto por diversos equipamentos que são fundamentais em caso de uma ocorrência de incêndio, como porta corta fogo industrial, extintor, mangueira, hidrante, luz de emergência, sinalizador, entre outros.

A porta corta fogo em ambientes industriais é uma exigência do Corpo de Bombeiros, sendo obrigatória a sua instalação, pois ela é fundamental para impedir ou retardar a propagação do fogo e da fumaça por demais ambientes e garantir que as pessoas sejam evacuadas do local em segurança e de forma ordenada e sem o risco de serem intoxicadas pela fumaça e também possibilitar o acesso e livre ação do Corpo de Bombeiros.

Há dois modelos de porta corta fogo para uso em ambientes industriais, a porta de correr e a porta guilhotina. Tanto uma quanto a outra podem permanecer abertas, permitindo a passagem de cargas e empilhadeiras, mas possuem um sistema de contrapeso conectado a um fusível a 70 °C e quando o ambiente atinge essa temperatura, ele é acionado e realiza o fechamento automático da porta de forma segura e controlada.

Essas portas corta fogo possuem uma resistência ao fogo por um período de 240 minutos, ideais para indústrias por serem ambientes de alto risco, permitindo um tempo de 4 horas para que o local seja evacuado e para a chegada e ação da corporação dos Bombeiros.

Para apresentar uma maior durabilidade e resistência, essas portas são fabricadas com núcleo em tábuas de madeira e folhas de flandres e a fabricante deve respeitar rigorosamente todas as normas técnicas de segurança e qualidade exigidas por lei. Além de passarem por testes e ensaios do IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológicas do estado de SP) e da CERTA Qualidade Ltda.,uma instituição certificadora de produtos.

Postagem criada em: 09/03/2023 - 11:02


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.