Onde são encontrados trocadores de calor

Em grandes indústrias são utilizados equipamentos para melhorar e aumentar o desempenho das produções, um desses equipamentos é chamado trocador de calor. O trocador de calor é responsável por fazer a troca de temperatura entre dois gases ou um gás e um líquido, dentro de equipamentos que precisam de refrigeração ou aquecimento.

Mais comumente utilizado em grandes indústrias metalúrgicas, petrolíferas, equipamentos de ar condicionado, aquecedores, condensadores e refrigeradores. De acordo com a necessidade e tamanho necessário para ser adaptado no equipamento que irá utilizá-lo.

Materiais e segurança na fabricação de trocadores de calor

Entre os trocadores de calor, existem modelos, aqui daremos ênfase ao modelo de trocadores de calor tipo casco. Esse modelo de trocador pode ser constituído de aço inox, cobre, ligas de cobre ou algum outro material alternativo, mas é importante verificar se a qualidade do material alternativo será tão eficiente quanto os outros mais utilizados e recomendados, que possuem garantia de durabilidade e resistência.

Prezando pelo bem-estar e segurança dos usuários, os fabricantes precisam verificar a qualidade de seus produtos através de rigorosos testes de durabilidade, além de seguir normas e padrões de segurança exigidos, como: ASME, TEMA e NR-13, presentes para regulamentar as fabricações e instalações de caldeiras e vasos de pressão.

A fabricação de trocadores de calor tipo casco deve ser sempre executada seguindo as normas regulamentares para garantir a segurança dos trocadores, dos equipamentos, da produção de dos usuários que manipulam os maquinários nas indústrias. Fique atento às especificações e certificados de garantia no momento de comprar aparatos e equipamentos

Postagem criada em: 18/03/2022 - 18:10


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.