Radiadores em indústrias e suas normas

A função de um radiador é fazer a troca de calor entre um gás e outro fluido, podendo ser ele líquido ou gasoso, e durante essa troca de calor diminuir o aquecimento do motor do equipamento que ele está acoplado, isto é o que ocorre durante o funcionamento do radiador de um carro.

Em um radiador industrial para vapor, o conceito é o mesmo, fazer a troca de fluidos, gases e líquidos, fazendo com que o motor do maquinário que ele está inserido não superaqueça e não cause um baixo desempenho.

Os equipamentos que utilizam de radiadores industriais são máquinas de indústrias químicas, siderúrgicas, petroquímicas, entre outras, ou locais que utilizam de aquecedores, recuperadores e secadores.

Para a fabricação de radiadores industriais é necessário que algumas normas sejam seguidas, pois desta forma a qualidade e durabilidade dos produtos é garantida, além do mais as normas foram feitas para garantir a segurança dos funcionários que teriam que trabalhar com os maquinários, ou próximos a eles.

As normas que são exigidas para a fabricação desses aparelhos são: NR-13, ABNT, ASME, DIN, TEMA, e algumas outras. Essas normas são obrigatórias em todos os estabelecimentos que fabriquem os radiadores, pois contém diferentes itens e a junção deles faz com que sejam obedecidos à risca, pois qualquer problema que venha a contecer com o aparelho pode ser um risco fatal à quem estiver próximo ao aparelho ou ao local onde ele está localizado.

Sempre faça uma pesquisa para saber quais as normas que o fabricante segue, descobrir se ele trabalha com transparência com seus clientes, além de descobrir como foram as experiências com os últimos compradores.

Postagem criada em: 21/03/2022 - 18:13


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.