Condensadores de vapor ou Trocadores de calor?

Condensadores são utilizados em indústrias para fazer o resfriamento de equipamentos, no dia a dia condensadores são utilizados em aparelhos como refrigeradores, ar condicionado e aquecedor, onde é feita a troca de calor entre dois fluidos de temperaturas opostas.

Os condensadores de vapor d’água são utilizados como uma forma mais econômica de realizar a troca de calor para alimentar caldeiras, já que a água será evaporada pelo aquecimento da caldeira, liquefeita no condensador e voltando a ser vapor pelo calor da caldeira, mantendo assim o ciclo.

Em trocadores de calor, normalmente há um banho de resfriamento que ocorre do lado de fora dos tubos, e o fluido interno que está aquecido recebe esse resfriamento dentro do equipamento para fazer a troca térmica. O fluido do banho de resfriamento é renovado, então acaba não sendo uma permutação tão econômica quanto a feita por condensadores de vapor d’água.

Existem alguns modelos de condensadores que utilizam vapor d’água, cada um deles varia de acordo com o ponto de liquefação e pressão do ambiente em que o vapor está sendo utilizado.

Como escolher o melhor condensador?

Se você procura por um condensador de vapor para seu empreendimento industrial, procure por profissionais que sejam especialistas ou tenham experiência com esse tipo de produto. 

Condensadores devem ser fabricados com atenção e cuidado seguindo normas regulamentares de fabricação e segurança, confira diretamente com o fabricante ou distribuidor quais foram as medidas e normas utilizadas durante a fabricação dos produtos, essas normas foram desenvolvidas especialmente para garantir a qualidade do produto e a segurança de todos os envolvidos com seu manuseio e utilização.

Postagem criada em: 22/03/2022 - 13:10


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.