Entre todos os modelos de portas corta fogo, portas de emergência ou PCF como são conhecidas também, disponíveis no mercado, a porta industrial corta fogo é a mais robusta e mais resistente, pois ela possui uma alta resistência ao fogo por um período de até 240 minutos, tendo a classificação P-240, enquanto as que são para ambientes residenciais e comerciais, as classificações são P-30, P-60, P-90 e P-120.

As portas corta fogo, seja em ambientes industriais, comerciais ou industriais, tem a finalidade de impedir ou retardar a propagação das chamas de um incêndio de um ambiente para outro, permitindo que as pessoas evacuem o local em segurança e que o Corpo de Bombeiros tenham acesso facilitado para as suas ações de resgate e combate ao incêndio.

Portanto, as portas corta fogo são equipamentos que fazem parte de um sistema de segurança contra incêndio e pânico e a sua instalação é obrigatória e o seu desempenho deve sempre estar em perfeitas condições. Ao contrário das portas que são instaladas em prédios residenciais e comerciais que devem ficar fechadas, as de áreas industriais podem permanecer abertas para facilitar o acesso de cargas e empilhadeiras.

Essas portas podem ficar abertas porque possuem um sistema de contrapeso a 70 °C para realizar o fechamento automático das portas quando o ambiente atinge essa temperatura. 

As portas corta fogo para serem instaladas em indústrias devem ser fabricadas de acordo com as normas técnicas de segurança e qualidade da ABNT NBR 11.711, e há três modelos diferentes: o modelo guilhotina, com abertura vertical, o modelo de correr, com abertura horizontal e o modelo de eixo vertical simples ou duplo.

Conte com fabricantes especialistas para realizar a sua aquisição de portas corta fogo para a sua indústria, para que o seu sistema de segurança contra incêndio e pânico seja completo.  

Postagem criada em: 10/03/2023 - 16:07


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.