O que são trocadores especiais?

Os trocadores de calor são equipamentos que realizam a troca térmica entre substâncias e fluidos, sendo eles gases e líquidos, de temperaturas opostas. Essa troca térmica é necessária para equipamentos que trabalham com sistemas de refrigeração ou que são alimentados por vapores.

A troca de fluidos normalmente é feita entre esses elementos: água, óleo, vapor e vapor d’água. Contudo, alguns equipamentos podem utilizar de outros tipos de fluidos e substâncias para realizar a permutação térmica. 

Em alguns casos é necessário a utilização de trocadores especiais, isto é, há situações que esse equipamento precisa ser feito em outro tamanho para comportar o fluxo de troca térmica necessária, por isso esse modelo de trocador é fabricado sob medida e de acordo com as especificações do solicitante.

Mesmo que sejam chamados de Especiais, os trocadores fabricados sob medida podem ser fabricados com as mesmas matérias-primas que os trocadores comuns, pois serão utilizados para o mesmo propósito e devem seguir os mesmo protocolos de fabricação que qualquer permutador de calor.

Além disso, as normas regulamentares são as mesmas, independente de qual for o tamanho de fabricação do trocador de calor. Essas normas são exigidas, pois garantem que o produto seja fabricado seguindo os mesmo padrões e é uma forma de garantir a segurança de seu funcionamento sem que cause acidentes durante a utilização, causando danos à indústria, estrutura que se localiza ou ao pessoal que trabalha próximo, ou diretamente com seu manuseio.

Procure por empresas que sejam autorizadas a realizar a fabricação desses produtos e sigam as normas impostas para garantir a segurança de todos.

Postagem criada em: 24/03/2022 - 13:41


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.