Flexíveis de gás, conhecidos como tubos flexíveis para gás, são uma espécie de mangueira fabricada em material metálico, como o aço inox ou cobre e possui conexões também em aço inoxidável, liga de latão ou alumínio, e as suas juntas de vedação precisam ser de fluorcarbono ou elastômero nitrílico. Essas especificações são determinadas pela NBR 14177 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 

Os tubos flexíveis para gás precisam conter informações precisas, tais como marca, número de lote, classe de operação, data de fabricação, número da NBR 14177, potência em KW/GLP e pressão máxima de operação 5 kPa. 

Os tubos flexíveis para gás possui a finalidade de conectar aparelhos fixos, tais como central de gás, medidor de gás, aquecedor de gás, etc, e a aparelhos móveis, como fogões, cooktops, fornos industriais, churrasqueiras, entre outros aparelhos, para transportar gás natural (GN), gás liquefeito de petróleo (GLP), vácuo, ar ou fréon.

As estruturas dos tubos flexíveis para gás permitem suportar altas pressões e temperaturas, além de proteger os gases de entrar em contato com cabos elétricos e fios. Esses tubos flexíveis podem ser instalados em estabelecimentos comerciais, como indústrias e outros, estabelecimentos públicos e residenciais.

Os tubos flexíveis possuem dispositivos de segurança, tais como conectores de segurança e válvulas de corte, com o objetivo de prevenir possíveis vazamentos e acidentes. A instalação deve ser realizada por profissionais capacitados, pois devem seguir todas as recomendações específicas estabelecidas de segurança a fim de evitar riscos à saúde e possíveis acidentes ocasionados por vazamentos decorrentes por má instalação.

Além dos tubos flexíveis serem desenvolvidos de acordo com as normas da NBR 14177, eles devem possuir o selo de aprovação do INMETRO a fim de garantir a segurança, qualidade e resistência do produto. Portanto, sempre conte com empresas especializadas na fabricação de tubos flexíveis para gás com alta qualidade e seguros.

Postagem criada em: 10/04/2023 - 11:31


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.