Curiosidade: o que são permutadores de calor?

Durante o dia a dia, utilizamos equipamentos que não sabemos quais são seus componentes ou peças, muitas vezes só descobrimos as nomenclaturas quando precisamos consertar algum aparelho e uma certa peça que está com defeito, e precisamos comprá-la para repor dentro do equipamento.

Seguindo essa mesma linha de pensamento, nós não sabemos quais peças compõem um refrigerador, um aquecedor ou ar condicionado, mas todos eles possuem um componente em comum: permutadores de calor. Esse componente é o principal responsável pela realização da troca térmica entre os fluidos, ou seja, é ele quem transforma o ar quente do motor em ar frio para que ele não superaqueça, ou que faz a troca de frio para quente, ou vice-versa, nesses aparelhos dados como exemplos.

Os permutadores são mais utilizados em indústrias, onde é necessário fazer o resfriamento dos motores de máquinas de produção para que elas não tenham um superaquecimento, o que pode ocasionar em: problemas na vida útil do equipamento, interrupção na linha de produção, riscos de acidentes e explosão no local.

Por conta da sua importância, os trocadores de calor devem ser fabricados por empresas responsáveis e que sigam todos os protocolos e normas regulamentares de segurança, assim garantindo que o produto seja feito com materiais de qualidade, testando sua durabilidade e fazendo com que haja segurança durante o seu manuseio e operação.

É muito importante que o trocador térmico seja feito com cautela e seguindo todas as exigências, por isso, procure por uma empresa que cumpra todos os requisitos e tenha autorização e seja responsável com seu trabalho.

Postagem criada em: 28/03/2022 - 13:43


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.