Porta de Segurança Contra Incêndio

Porta corta fogo é um equipamento que integra o sistema de combate e prevenção de incêndio e pânico de um edifício, seja comercial, público ou residencial. Ele tem a finalidade de impedir a propagação do fogo e da fumaça de um ambiente para outro em uma edificação em caso de um incêndio.

Portanto, esse tipo de porta é fundamental, juntamente com outros equipamentos, para garantir a segurança de uma edificação e das pessoas que circulam por ela, tanto na prevenção quanto no combate de um incêndio.

Para garantir a sua eficiência, ela deve ser fabricada seguindo as normas regulamentadoras exigidas pelas NBR 11.742, NBR 11.711 e NBR 11.785. Embora sejam fabricadas em diversos materiais, os mais utilizados são o aço, fibras de lã e cerâmica. E para garantir a proteção completa, as dobradiças precisam seguir as especificações de segurança e possuir sistema de fechamento específico e travamento automático.

Essas portas possuem as seguintes classificações: P30, P60, P90 e P120, onde as numerações significam o quanto a porta suporta o calor e o fogo, ou seja, quanto maior a numeração, mais tempo ela vai suportar as chamas e a temperatura.

Essas portas precisam ser instaladas em áreas de refúgio, acessos que interligam edifícios, nas escadas dos edifícios e suas respectivas câmaras, acesso a locais de proteção, medição e transformação. Essas portas precisam facilitar a atividade do Corpo de bombeiros no local e favorecer a rota de fuga das pessoas que se encontrem no edifício.  

A instalação dessas portas de segurança são obrigatórias em todos os edifícios, sejam corporativos ou residenciais, exceto as residências unifamiliares, que tenham mais de quatro andares e em locais que possuam um fluxo grande de pessoas, como shoppings centers, teatros, hospitais, igrejas, aeroportos, escolas, cinemas, centros comerciais, entre outros locais.  

Conte sempre com uma boa fabricante de portas de segurança contra incêndio para que o seu projeto de combate a incêndio seja eficiente e seguro em caso de uma emergência.

Postagem criada em: 28/02/2023 - 14:06


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.