Preservação dos trocadores de calor

A utilização de trocadores de calor na indústria metalúrgica, e em muitas outras também, é primordial, manter com que os trocadores de calor trabalhem corretamente e com melhor desempenho é uma preocupação necessária, por isso deve-se garantir que sejam feitas manutenções regulares no equipamento.

A manutenção de trocador de calor é imprescindível para que ele mantenha um bom desempenho durante seu funcionamento e evite desgastes por pela alta rotatividade de calor na permuta de energia térmica entre fluidos gasosos e líquidos.

Serviços feitos durante a manutenção

Algumas tarefas acontecem durante a manutenção, entre elas: ajuste das gazetas (sistema de vedação), dimensionamento, teste de funcionamento do trocador de calor, entre outras etapas. 

Por conta do tempo de uso, os tubos costumam ficar desgastados e acumular sujeiras, que acabam por dificultar a troca de calor entre os fluidos, pra que diminuir as taxas de ocorrências desses problemas, seria ideal fazer um plano de manutenção para os equipamentos de troca de calor, e para todos os equipamentos no geral.

Essas manutenções são feitas para reparar vazamentos, limpeza e substituir peças do equipamento que estão apresentando falhas, fissuras e desgastes, avaliar o equipamento e outras melhorias que podem ser feitas.

A manutenção deve ser feita corretamente e por empresas confiáveis, que atestem e comprovem o seu trabalho, pois se trata de um equipamento de grande importância para as indústrias continuarem com o desempenho desejado para suas produções. Procure profissionais ou empresas experientes e capacitados para efetuar a manutenção dos trocadores de calor da sua empresa.

Postagem criada em: 17/03/2022 - 20:58


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.