O que é um trocador multitubular?

Dentro das indústrias farmacêuticas, petroquímicas, siderúrgicas e até mesmo nas alimentícias, são utilizados trocadores de calor.

Um dos modelos mais utilizados por essas empresas é o trocador de calor multitubular, pois com ele é possível fazer a troca de temperatura de altas quantidades de fluidos, sendo eles: óleo e vapor, vapor e água, água e óleo, e algumas outras variações entre líquidos e gases.

O trocador multitubular é composto, como diz seu nome, por diversos tubos pequenos dentro de um tubo maior, onde um dos fluidos transita do lado de fora, e no interior dos tubos menores o fluido da outra temperatura transite em sentido oposto, ou seja, os dois fluidos fazer uma transição contracorrente para efetuar a troca de calor entre si.

Materiais utilizados e empresas fabricantes

Os trocadores de calor podem ser feitos de diversos materiais, desde que sejam resistentes e com grande durabilidade. Os materiais mais utilizados para a fabricação desses equipamentos são: aço inox, alumínio, cobre e fibra de cobre, todos eles são materiais duráveis e com grande resistência ao calor e baixas temperaturas, algo necessário já que o produto é feito para lidar com ambas as variações de temperaturas.

Os equipamentos além de serem feitos com materiais resistentes, devem passar por uma bateria de testes para comprovar sua qualidade e não causar problemas de desgaste e fissuras durante pouco tempo do funcionamento do maquinário.

Procure por empresas que sejam confiáveis e transparentes sobre o processo de fabricação dos itens que compõem os trocadores de calor, se houver alguma dúvida sobre o produto não tenha receio de perguntar, é um item de um importante equipamento e uma escolha errada por acarretar grandes complicações no futuro.

Postagem criada em: 18/03/2022 - 19:35


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.