Saiba o que são trocadores de calor e seus tipos
Trocadores de calor são equipamentos utilizados em indústrias, sua função é fazer com que dois fluidos, entre gás e líquidos, façam a troca de energia térmica, ou seja, troquem seu calor entre si dentro desse equipamento.Existem alguns modelos de trocadores, os mais utilizados são: casco e tubo, placas e o tubular. Os modelos de casco e tubo são os mais utilizados nas indústrias, mas os trocadores de placas também são muito utilizados.
Ele funciona da seguinte maneira: as placas são organizadas paralelamente, assim é criada uma rede de fluidos, com dois caminhos para os fluidos passarem, um para o fluido quente e o outro para o fluido frio, pois eles se locomovem em direções opostas, contracorrentes.
Como é configurado um trocador de calor com placas
Nas placas dos trocadores de calor são colocadas gaxetas, para haver vedação entre as placas e direcionar os fluidos para caminhos opostos. A quantidade de placas para trocadores de calor varia de acordo com a propriedade dos fluidos, perda de carga, programa de temperatura e quantidade de vazão dos fluidos.
As placas de pressão e as placas do trocador são suspensas e alinhadas por barramentos superiores, são os que suspendem, e inferiores, responsáveis pelo alinhamento. Todos os barramentos estão presos em uma coluna para sustentação. Normalmente as conexões são encontradas na coluna de suspensão.
Para adquirir placas para um trocador é necessário encontrar um fabricante de confiança, que trabalhe com excelência e entregue materiais de boa qualidade na composição dos itens para os equipamentos de trocadores de calor.
Postagem criada em: 18/03/2022 - 15:35
Veja Também em Nosso Blog
- Segurança e Eficiência no Armazenamento de Água
- Bebedouro Eficiente para Rebanhos
- Qualidade e Confiança em Caixas D’água
- Como Escolher Reservatórios Metálicos Seguros
- Qualidade e Segurança em Reservatórios Metálicos
- Ergonomia e Saúde no Ambiente Corporativo
- Prevenção e Resposta a Incêndios no Trabalho
- Prevenção e Consciência em Ambientes de Trabalho
- Capacitação para Resgate em Espaços Confinados
- Segurança do Trabalho e Gestão de Riscos
- Capacitação para uso de EPIs
- NR 05 e a Atuação da CIPA nas Empresas
- Retorno Seguro ao Trabalho com ASO
- ASO e a Segurança na Rotina Empresarial
- PCMSO e a Saúde em Pequenas Empresas
- Preço de Laudo Ergonômico e Escolha Certa
- LTCAT e o Direito à Aposentadoria Especial
- SIPAT como Ferramenta de Prevenção
- PGR e a Prevenção de Riscos no Trabalho
- Saúde Ocupacional e Prevenção no Trabalho
Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.