Saiba o que são trocadores de calor e seus tipos

Trocadores de calor são equipamentos utilizados em indústrias, sua função é fazer com que dois fluidos, entre gás e líquidos, façam a troca de energia térmica, ou seja, troquem seu calor entre si dentro desse equipamento.Existem alguns modelos de trocadores, os mais utilizados são: casco e tubo, placas e o tubular. Os modelos de casco e tubo são os mais utilizados nas indústrias, mas os trocadores de placas também são muito utilizados.

Ele funciona da seguinte maneira: as placas são organizadas paralelamente, assim é criada uma rede de fluidos, com dois caminhos para os fluidos passarem, um para o fluido quente e o outro para o fluido frio, pois eles se locomovem em direções opostas, contracorrentes.

Como é configurado um trocador de calor com placas

Nas placas dos trocadores de calor são colocadas gaxetas, para haver vedação entre as placas e direcionar os fluidos para caminhos opostos. A quantidade de placas para trocadores de calor varia de acordo com a propriedade dos fluidos, perda de carga, programa de temperatura e quantidade de vazão dos fluidos.

As placas de pressão e as placas do trocador são suspensas e alinhadas por barramentos superiores, são os que suspendem, e inferiores, responsáveis pelo alinhamento. Todos os barramentos estão presos em uma coluna para sustentação. Normalmente as conexões são encontradas na coluna de suspensão.

Para adquirir placas para um trocador é necessário encontrar um fabricante de confiança, que trabalhe com excelência e entregue materiais de boa qualidade na composição dos itens para os equipamentos de trocadores de calor.

Postagem criada em: 18/03/2022 - 15:35


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.