Trocadores de calor comum e especiais

Os trocadores de calor convencionais tem a função de fazer a troca térmica entre dois fluídos. Os trocadores de calor especiais não possuem outra função, fazem o mesmo trabalho dos convencionais, a diferença se dá que eles costumam ser maiores ou feitos sob medida para indústrias.

Com a função de fazer a troca de calor entre fluidos, que podem ser água, óleo, gás e vapor, existem os trocadores de contato direto e indireto. Enquanto no contato direto os fluidos podem se misturar no mesmo ambiente, no contato indireto os fluidos são separados por feixes ou tubos que compõe os trocadores e assim não ocorre a mistura de fluidos.

Os trocadores especiais são mais utilizados em grandes indústrias que utilizam grandes equipamentos e maquinários, seguindo exigências do cliente para suprir suas necessidades, pode ser por conta de uma máquina maior que o de costuma, a necessidade de uma troca de fluidos de maior fluxo ou que ela seja mais rápida e eficiente.

Da mesma maneira como os convencionais, os trocadores especiais precisam ser feitos seguindo as normas de segurança que visam o bem-estar e a segurança de todos os envolvidos, desde os fabricantes até os usuários e trabalhadores do setor onde o equipamento será implantado.

Por ser um equipamento especial fora dos padrões de construção, os trocadores especiais devem ser feitos por fabricantes experientes e responsáveis que sigam todos os protocolos e normas regulamentares de segurança durante todo o processo de fabricação. Portanto, faça uma pesquisa a fundo sobre o fabricante antes de solicitar o equipamento.

Postagem criada em: 21/03/2022 - 19:36


Sobre a categoria dessa página Fabricantes: Conheça um pouco mais sobre os produtos oferecidos por fabricantes. Qualidade no atendimento e na prestação dos serviços, confira aqui.